VALE do SER – POST VII

Litham  (Micro-suíte)

Guimarães Rosa sabiamente nos ensina que o encantamento se dá quando “um sentir é do sentente, outro é o do sentidor”.

A micro-suíte Litham registrada neste vídeo é inspirada nas burcas* marroquinas retratadas numa litografia do artista plástico gaúcho Danúbio Gonçalves, também tema do Documentário sobre sua vida e obra, “Aos Grandes Mestres – Danúbio Gonçalves” (2010) do Diretor de cinema Henrique de Freitas Lima.  Litham também é um desdobramento da trilha sonora originalmente composta por mim para este documentário média metragem.

Enquanto a delicadeza sonora do Vale do Ser acolhia uma ambientação repleta de espelhamentos acústicos e tímbres contrastantes – a voz da cachoeira, a respiração da plateia e a voz dos violões, viola e ukulele –  neste jantar-concerto, a micro-suíte Litham deslizava por todas as cavidades e saliências deste vale encantado.

Experiência mágica, profunda e intensa. Com este registro encerramos este ciclo de postagens de uma noite única num espaço permeado de humanidades. Válido Ser – Vale do Ser!

Os dedos tocam, a alma sente!

*A burca é uma veste feminina que cobre todo o corpo, até o rosto e os olhos, porém nos olhos há uma rede para se poder enxergar. Litham é o nome de uma delas.


Acompanhe as novidades, cadastre-se. É fácil, simples e rápido, basta clicar aqui!
Obrigado!!