A METODOLOGIA ‘VCV’
“Mão direita e Mão esquerda convivem com perfeita sincronia e, ao mesmo tempo, quando precisa, em plena independência, fortalecendo na sua interioridade o conceito de mão pensante, típico de todos os excelentes instrumentistas!”
(Diego Salvetti – Compositor, Violonista e Educador Italiano sobre a Metodologia ‘Violão com Voz’ de Felipe Azevedo)
***
A METODOLOGIA ‘VIOLÃO com VOZ’
O ‘VIOLÃO com VOZ‘ ou ‘VCV‘ é uma ‘Metodologia de Ensino Musical Integral’, criada por mim – Felipe Azevedo Compositor e Educador Musical – que aborda um ‘jeito de Tocar e Cantar de forma original‘, canções populares de maneira prática e com embasamento teórico.
Antes de virar metodologia de ensino, o ‘VCV‘ sempre foi minha técnica de ‘Tocar e Cantar, Arranjar e Compor‘ canções populares!
Recurso que desde o ano 2000 venho desenvolvendo e aprimorando em meus estudos e na minha produção de compositor e arranjador de canções.
A partir do meu quarto trabalho autoral, o multimídia ‘Tamburilando Canções – Violão com Voz‘, quando publiquei em Livro e CD todo o embasamento teórico desta técnica, e também na prática de aulas com meus alunos, percebi que já tinha em mãos também uma Metodologia de Ensino Musical – o ‘Violão com Voz’!
COMO FUNCIONA O ‘VCV’ E O QUÊ O ALUNO APRENDE?
É um programa de aprimoramento musical integrado que ensina o/a alun@ como aprender, executar, aprimorar e desenvolver as 03 principais Habilidades do ‘Violão com Voz‘:
- Desenvoltura Rítmica
- Desenvoltura Técnica no Violão
- Desenvoltura em ‘Tocar e Cantar’ com Sincronia e Independência
Em um Ciclo de 05 Etapas:
- Ritmo – Ritmos Brasileiros e Polirritmias no Corpo e com a Voz.
- Técnica – Fortalecimento Muscular, Sincronia e Independência, Verticalização, Saltos, Arpejos de Permutação, Ligados Ascendentes e Descendentes, Técnica e Performance e Programas Motores.
- Ambidestria – Técnica, Sincronia e Independência entre Mãos, Corpo e Voz.
- Análise – Leitura e Análise de Canções Populares através de 04 Modelos: Prosódico, Poético, Semiótico e Imagético
- Arranjo – 09 passos na Criação e Elaboração de Arranjos e Composição de Canções.
E em 04 Eixos:
- Tocar
- Cantar
- Arranjar
- Compor
(confira o Infográfico abaixo)
Gradualmente o aprendizado do estudante migra do ‘Violão de Acompanhamento‘ (VDA) para o ‘Violão com Voz‘ (VCV) – formato diferenciado de ‘Tocar e Cantar‘ canções, criado por mim.
LIPEE
Ainda na parte de Análise de Canções, esta metodologia utiliza um sistema de 05 modelos também integrados: o LIPEE (Letra, Imagem, Prosódia e Entoação), e tudo conectado a um quinto, a Emoção!
A abordagem da Emoção, trabalha de forma pontual a ‘Presença de Palco‘ focada na tridimensionalidade [Espaço – Corpo – Emoção] advinda do Teatro e com aplicação imediata na Música!
Todas estas ferramentas conectadas integralmente geram uma dinâmica onde estudante e professor Vibram, Tocam, Sentem e Aprendem juntos!
CONTEÚDO: O ‘PASSO – A – PASSO’ DO APRENDIZADO
Contempla lições graduais, estudos teóricos e práticos, repertório do cancioneiro popular brasileiro e arranjos no formato de Canções e Microcanções, o que o difere, por exemplo, da grande maioria de outros métodos, sistemas e abordagens que focam apenas no desenvolvimento de habilidades específicas usando apenas olhos e mãos e não necessariamente, integradas com o corpo inteiro.
Por focar a combinação e o diálogo do Violão (instrumento) com a Voz (canto) e com o corpo, de forma conjunta, didática e progressiva, esta metodologia se diferencia por possuir uma estrutura mais coesa:
Trabalha etapas do aprendizado de forma separada e, ao mesmo tempo, unificadas!
“O todo sem a parte, não é todo; a parte sem o todo, não é parte”. (Gregório de Matos)
Desenvolve também distintas habilidades no estudante de forma gradual e num único propósito – dominar o ‘Violão com Voz‘ integralmente e conquistar um conhecimento com maior Autonomia!
OS 4 As da AUTONOMIA:
- Autossuperação – “se pode ser feito, eu posso conseguir!”
- Autoconfiança – “quanto mais eu aprendo, mais aprimoro e fortaleço minha autoexpressão!”
- Autoestima – “é muito bom se aceitar sem medos e inseguranças!!”
- Autoconexão – “integrado(a) comigo mesmo(a)!”
AULAS em PORTO ALEGRE:
As Aulas de ‘VCV’ ,em Porto Alegre (RS), acontecem nos formatos presencial e on-line via plataforma Google Meet, normalmente em encontros individuais ou em pequenos grupos, conforme valores pré-estabelecidos em Hora/Aula.
O QUE NÃO É!
Não é ‘Violão e Voz’ tampouco, ‘Voz e Violão’!
(Leia abaixo as Perguntas Frequentes)
Praticamente, é uma continuidade da obra publicada por mim, Felipe Azevedo, o projeto multimídia Livro-CD e Hotsite “Tamburilando Canções – Violão com Voz”
ESTUDE COM INTELIGÊNCIA, TOQUE COM VIBRAÇÃO!
Quer me contar um pouco mais de tuas dificuldades e buscas com o Violão? Acessa esta pesquisa rápida aqui!
Quer saber mais sobre o ‘VCV’, Oficinas, Cursos, Aulas presenciais em Porto Alegre (RS) ou on-line?
Para fazer parte da minha Newsletter e receber lições e novidades, clica no link abaixo!
Newsletter Felipe Azevedo Compositor: aqui
DÚVIDAS e PERGUNTAS FREQUENTES:
1. Afinal qual a diferença entre ‘Violão de Acompanhamento‘ e ‘Violão com Voz‘?
‘Violão de Acompanhamento‘ o nome já diz, é o Violão que acompanha a Voz.
No ‘Violão com Voz‘, ocorre um aprofundamento do formato ‘Violão de Acompanhamento‘!
O ‘Violão‘ não necessariamente acompanha a Voz, mas ‘canta’ junto com ela; e a ‘Voz‘, por sua vez, praticamente ‘acompanha’ e ‘canta’ junto com o Violão.
As polaridades, de certo modo, se invertem!
2. Como que um ‘Violão’ pode ‘Cantar’ junto com a ‘Voz’?
Saindo do formato tradicional de simples acompanhamento.
Neste vídeo aqui tu podes conferir um exemplo musical onde o ‘Violão‘ migra gradualmente do ‘Violão de Acompanhamento‘ para o ‘Violão com Voz‘.
3. Então o ‘Violão com Voz’ na verdade é um ‘Jeito Diferente’ de ‘Tocar e Cantar’?
Exatamente.
4. O ‘Violão com Voz’ melhora o meu ‘Violão de Acompanhamento’?
Melhora, amplia, fortalece e te traz mais segurança, destreza, confiança, autonomia e domínio técnico na tua forma de ‘Tocar e Cantar’
5. Como faço pra passar do ‘Violão de Acompanhamento‘ para o ‘Violão com Voz‘?
Fazendo um processo gradual de Estudo onde tu vais percebendo aos poucos, na tua mentalidade e na tua forma de ‘Tocar e Cantar‘ as mudanças e a aquisição desta nova habilidade e desenvoltura.
Muda tudo, na verdade, amplia!
6. Quanto tempo leva pra eu aprender tua metodologia ‘Violão com Voz‘?
Cada estudante tem seu ritmo de aprendizado. A gente inicia do estágio que ele se encontra e vai gradualmente evoluindo e vibrando juntos!
Em média, em 10 semanas o estudante de ‘Violão com Voz’ já percebe uma significativa melhora de todo o seu desempenho em ‘Tocar e Cantar’.
Tem estudantes que conseguem uma expressiva melhora em menos tempo!
7. Preciso saber ‘Ler e Tocar’ por partitura pra aprender o ‘Violão com Voz‘?
É bem importante e caso tu não saibas, eu te ensino desde o início, sem problemas!
8. Que outros Benefícios eu ganho com a metodologia ‘Violão com Voz‘?
Segue abaixo uma lista de 15 benefícios importantes:
- Capacidade de Independizar e Sincronizar ao mesmo tempo, mãos, voz e corpo;
- Precisão e Desenvoltura Rítmica no Violão e no Corpo;
- Sincronia, Coordenação, Segurança e maior Autoconfiança em ‘Tocar e Cantar‘ ao mesmo tempo e com independência;
- Precisão e Desenvoltura Técnica no Violão;
- Precisão e Desenvoltura na Leitura de Partitura Musical – Rítmica e Melódica
- Devido ao trabalho de Ambidestria (independência e sincronia entre mãos e voz) desenvolvido nas aulas, a Independização do ‘Violão com a Voz‘ aumenta significativamente;
- Domínio Técnico e entrosamento preciso entre Mão Esquerda e Mão Direita (Violão) e a Voz (articulação rítmica e afinação gradual);
- Domínio Rítmico devido aos estudos de Leitura Rítmica e Percussão Corporal;
- Consciência corporal mais ampla, plena e ao mesmo tempo, focada;
- Aprimoramento da Afinação Vocal devido aos Estudos de Leitura Melódica;
- Autossuperação contínua devido aos desafios propostos nas aulas e estudos;
- Experiência sensível diferenciada no ‘Tocar e Sentir‘ com consciência;
- Autoconexão e Autoexpressão se aprimoram devido ao conhecimento e autoconhecimento adquiridos gradualmente, e ambas, juntas com a Autossuperação e Autoconfiança resultam em Autonomia!
- Conhecimento mais aprofundado e embasado sobre Harmonia, Rearmonização, Texturas Musicais, Fraseologia Musical e Análise Melódica.
- Todo este aprendizado é complementado com um conteúdo sobre o Histórico do Violão Brasileiro sob a perspectiva de um possível Cânone, da Análise de Canção, dos Ritmos Brasileiros e de outras culturas; sobre Técnica e Formação de Gêneros Musicais Brasileiros; sobre Composição e Arranjo…tudo devidamente organizado num pacote de informações selecionadas didaticamente, auxiliando o estudante a entender com mais profundidade a sua jornada de diversificados ‘Saberes‘.
9. Tuas Aulas são Presenciais ou Online?
No momento, estão híbridas: presenciais e on-line pela plataforma Google Meet.
JUAREZ FONSECA – CRÍTICO MUSICAL
NOVO LIVRO DE FELIPE AZEVEDOPARA DOMINAR VIOLÃO + VOZ.@ Chama-se “Violão com Voz – Metodologia – Primeiros toques” o segundo livro (em formato de álbum) do violonista, cancionista e professor nascido em Uruguaiana e há muito radicado em Porto Alegre. Sai dez anos depois do primeiro, o já histórico “Tamburilando Canções“.@ O prefácio a seis mãos tem textos de três grandes: o também cancionista Leandro Maia, o professor de violão erudito no Conservatório de Tatuí (SP) Diego Salvetti, e a violonista, pesquisadora e professora do Departamento de Música da UFRGS Luciana Prass. Melhores avalistas é difícil encontrar. Felipe merece.@ “É praticamente uma continuidade do trabalho anterior”, resume ele. “Fruto de muito trabalho com alunos de ‘violão com voz’. Resolvi sistematizar esta metodologia de ensino musical. É a técnica que criei em meu processo de arranjo e criação da canções.”@ Inicialmente ele lista uma série de orientações para o uso da metodologia ‘violão com voz’. A primeira delas, por exemplo: “Se tu tens dificuldade em tocar e cantar ao mesmo tempo com sincronia e independência sem perder o ritmo, esta metodologia é pra ti”.@ São 46 vídeo-aulas (por código QR) com 22 lições de violão com voz e 24 lições complementares de percussão corporal e violão com voz. Para início de conversa, são trabalhados os ritmos brasileiros xote, ijexá e maracatú, com profusão de exemplos. E por aí vai o livro, com muitas ilustrações paralelas.@ Lançamento da Editora Via Pampa com produção Balaio de Cordas. À venda no site violaocomvoz.com.br e nas livrarias Paralelo 30 e Clareira, em Porto Alegre. R$ 140.
DEPOIMENTOS
“Quando comecei a ter AULAS com o Felipe Azevedo eu tinha MUITA DIFICULDADE em tocar VIOLÃO e CANTAR ao mesmo tempo. Muitas vezes, tinha dificuldade em MANTER um mesmo andamento enquanto tocava e cantava, além de ter um repertório limitado de levadas, ritmos e suas variações e de não ter prática alguma de leitura de partitura para violão.
Nas aulas, o que eu sinto que mais me ajudou, foi o processo de estudo das variações de levadas/ritmos e a relação de cada elemento com o pulso a partir de uma primeira célula-base dos ritmos (através da escuta, da observação da execução musical, da leitura e da entoação com percussão corporal e solfejo).
Ao aumentarmos gradualmente a complexidade das leituras rítmicas e melódicas no violão (de modo que ele se torne independente) e manter a voz em um mesmo padrão (rítmico e melódico), somos induzidos a exercitar a percepção dos contrapontos rítmicos que resultam de cada combinação de violão, com voz e pulso.
Ainda que esteja totalmente no meio do processo de buscar independência rítmica do violão e a voz, sinto que hoje eu percebo com mais nitidez meus objetivos para com o VIOLÃO e com a VOZ (como intérprete e como compositora) e os caminhos que podem me ajudar a alcançar esses objetivos.”
“Meu primeiro contato com a Metodologia ‘VIOLÃO com VOZ’ foi quando eu ainda era aluna do curso de música na UFRGS, em uma aula demonstrativa ministrada pelo próprio Felipe Azevedo, em 2006.
Na época, fiquei muito instigada com o resultado estético que Felipe obtinha nas suas canções e, ao mesmo tempo, com o equilíbrio que existia entre a sua expressão artística e os procedimentos didáticos mencionados por ele.
Isto me fez, em 2008, procurar o Felipe para aulas individuais com intenção de aprofundar meus conhecimentos dentro de uma demanda violonística específica, que abrangia tanto a técnica na execução do instrumento quanto a forma de pensar os arranjos e as composições a partir do violão.
A aplicação das 09 etapas [de arranjo e composição de canções] do ‘VIOLÃO com VOZ‘ me proporcionou ter maior clareza dos conteúdos relacionados à técnica do contraponto, de uma forma muito direcionada e sem a rigidez que muitas vezes pode tolher a expressão artística. Houve um momento onde senti que minha intimidade com os materiais sonoros aumentou, e que, portanto, me apropriei do conceito e consegui utilizá-lo da minha maneira.
A vivência desta metodologia foi de fundamental importância para o encontro de minha identidade artística e estética, e este espaço de descoberta que o ‘VIOLÃO com VOZ‘ permite enquanto utilizado é o que o faz ainda mais enriquecedor!”
OFICINAS
OFICINAS ‘VIOLÃO com VOZ’
Violão e Voz? Voz e Violão? Ou Violão com Voz?
Como funcionam estas abordagens na perspectiva histórica de um possível cânone do Violão Popular Brasileiro na Canção?
Todas estas questões além de outras são devidamente tratadas e abordadas minuciosamente e com exemplos musicais e práticos na Oficina “Perspectivas do Violão Brasileiro na Canção – do Violão de Acompanhamento ao Violão com Voz “- ministrada pelo músico, compositor e educador FELIPE AZEVEDO
Músicos profissionais, apreciadores do violão brasileiro, estudantes e educadores podem se beneficiar diretamente desta deliciosa, encantadora e instigante imersão!!
AULAS
AULAS ‘VIOLÃO com VOZ’
Imersão individual e direta, presencial em Porto Alegre (RS) ou via plataformas como o Google meet, onde todos os elementos abordados na metodologia ‘VIOLÃO com VOZ’ são criteriosamente trabalhados com os alunos!
Toque, Sinta, Aprenda e Vibre um jeito diferente e embasado de compor e arranjar canções, estudando com um compositor/arranjador/educador, com sólida formação acadêmica e experiência musical.
ESTUDE COM INTELIGÊNCIA, TOQUE COM VIBRAÇÃO!
“Quem ensina aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender” (Paulo Freire)