O que o Cubo Mágico da foto acima tem a ver com uma Metodologia de ensino de Violão?
Resposta: tudo!
E por que ele está ‘flutuando’ na frente do autor deste livro nesta foto? Como assim?
Calma que eu te explico!
Da mesma forma que para solucionarmos um Cubo Mágico precisamos combinar os movimentos e cores dos quadrados estrategicamente de forma rápida, neste novo livro “Primeiros Toques – Metodologia Violão com Voz de Felipe Azevedo” (2023), ao combinarmos os exercícios e microcanções propostos, aceleramos o nosso processo de aprendizado!
É a famosa neurociência aplicada no aprendizado musical de forma lúdica e brincante, combinando duas práticas: a linear (randômica) com a alternada (deliberada).
Ou seja, semelhante à solução de um Cubo Mágico, após a compreensão dos exercícios e microcanções apresentados em séries e variações no livro, o aprendiz desta Metodologia é desafiado e estimulado a criar novas combinações destas séries, seguindo uma ordem linear-randômica (1,2,3,4…) ou intercalada-deliberada (2, 1, 4, 3…) dos exercícios visando uma assimilação mais rápida e profunda e em menos tempo, do conteúdo!
Mas, por que chamar de Metodologia e não simplesmente de Método?
Respondo novamente!
De um modo geral, um método tende a propor o aprimoramento de uma técnica ou habilidade específica (por exemplo – Improvisação, Execução de Ritmos, etc.), e uma metodologia, por sua vez, visa uma combinação de técnicas propondo um sistema de ensino integral.
No caso da metodologia ‘Violão com Voz’ (VCV), três habilidades são devidamente abordadas e desenvolvidas:
Sendo assim, portanto, um sistema de aprendizado em ‘camadas’, de forma muito semelhante às camadas de combinações que temos que lançar mão ao tentarmos solucionar um cubo mágico com rapidez e num espaço de tempo menor.
Por fim, e não menos importante, este livro é também resultante da aplicação prática dos ensinamentos teóricos abordados no trabalho autoral anterior de Felipe Azevedo, o multimídia – livro, cd e hotsite interativo – “Tamburilando Canções – Violão com Voz” (2012).
Muitas das reflexões apresentadas no “Tamburilando Canções – Violão com Voz” lançado há exatamente 11 anos, se transformaram em exercícios e microcanções desenvolvidos por Felipe com seus alunos, e parcialmente apresentados nesta nova obra autoral de Felipe, a “Primeiros Toques – Metodologia Violão com Voz de Felipe Azevedo” (2023).
Desdobramento do quarto trabalho autoral de Azevedo, nasce esta Metodologia original e contemporânea de Ensino Musical voltada para um novo formato de ‘Tocar e Cantar’ canções populares – o ‘VIOLÃO COM VOZ‘, criado por Felipe Azevedo.
No prefácio a seis mãos, três olhares sobre o autor sinalizam singularidades:
- “Tendo a prática como elemento essencial, a técnica como expansão de vocabulário criativo e a densidade como característica de sua epistemologia íntima – ou seja – sua teoria pessoal do conhecimento musical, temos aqui uma abordagem inédita. ” (Leandro Maia – Compositor e Educador UFPEL)
- “Mão direita e Mão esquerda convivem com perfeita sincronia e, ao mesmo tempo, quando precisa, em plena independência, fortalecendo na sua interioridade o conceito de mão pensante, típico de todos os excelentes instrumentistas!” (Diego Salvetti – Compositor e Violonista, professor no Conservatório de Tatuí – SP)
- “Eu mesma já comecei a estudar essa metodologia enquanto lia esse manuscrito, com o violão nas mãos. E já estou esperando o segundo volume do Violão Com Voz, com propostas, quiçá, de sambas, milongas e afins! Que tal, Felipe? ” (Luciana Prass – Violonista, Etnomusicóloga e Educadora UFRGS)
Portanto, três olhares que se complementam sobre a trajetória de Músico, Compositor e Educador Musical, Felipe Azevedo.
Esta metodologia se difere sobretudo, por abarcar em uma única abordagem, um sistema de ensino musical integrado onde o Violão e a própria Voz se transformam em veículos e extensão do corpo daquele que ‘Toca e Canta’!
Acompanha, ainda o material, 46 QR CODES que acessados via celular, encaminham o aluno aprendiz às videoaulas onde Felipe exemplifica cuidadosamente como ‘Tocar e Cantar’ os exercícios e microcanções.
Três ritmos são trabalhados didaticamente no livro: o Xote, o Ijexá e o Maracatu.
Ainda, 22 lições de ‘Violão com Voz’ são combinadas com 24 lições complementares de Percussão Corporal – outra novidade deste material.
E tudo isso, trabalhado de forma brincante e gradual visando o aumento da autoconfiança do aprendiz e aluno na superação de metas e aquisição final da habilidade principal – ‘Tocar e Cantar’ com técnica e desenvoltura utilizando o ‘Violão com Voz’!
Portanto, um material inédito, singular e original de ensino musical utilizando o ‘Violão junto com a Voz’ como extensão do nosso próprio corpo, principal e verdadeiro instrumento de expressão!
Vamo Vibráá!!
Confere aqui o Vídeo de BOAS-VINDAS!