E não é que o ‘Tamburilando Canções’ se transformou num guri de 10 anos de idade!
Pois então!?
Gestado e planejado em 2008, o projeto só veio à luz efetivamente em 2011 em formato CD, e em 2012, no formato multimídia – Livro, Cd e Hotsite interativo!
E desde então tem transitado por diversificados espaços culturais do Brasil e mundo, sejam Festivais, Centros Culturais, Universidades, Feiras de Livros, Teatros, Palcos…e, também, em outros formatos, após virar um Clip internacional rodado em Montevideo e vencer o Festival de Clipes em L´Hospitalet de Llobregat na Espanha – Barcelona.
Mas vamos por partes, do comecinho mesmo!
O PROJETO
Pensado inicialmente em 2008 para ser apenas um projeto formato songbook com 11 canções e um CD Demo – o que também propunha o Edital de Incentivo à Criação Artística da FUNARTE – após aprovado, ‘Tamburilando Canções’ se transformou em projeto multimídia: livro de 248 páginas contendo um ‘Ensaio’ sobre o processo criativo das canções e sobre o formato ‘Violão com Voz’ , partituras e letras de canções com entrevista e artigo bilíngue – CD anexo e um hotsite interativo com recortes das canções para o leitor ‘brincar’ com os sons do CD.
O CD foi lançado em 2011 e em 2012, o projeto multimídia completo.
Ainda em 2011, além de transitar em miniturnê pelo RS, um show de intercâmbio com os cantautores uruguaios – Gastón Rodriguez e Damián Goulart – na Sala Zitarrosa pela primeira vez em Montevideo, propiciou o início de um trânsito internacional constante e que têm se mantido.
O CLIP INTERNACIONAL
Já em 2012, novamente em Montevideo, juntamente com Gastón Rodriguez e o cineasta uruguaio Diego Sapienza, Felipe retornou ao país e rodou o seu primeiro Clip internacional da canção ‘Balagulá Xibimba’, que também consta no CD.
Em Julho daquele ano, novo destaque para o show de intercâmbio cultural “Tamburilando Surnacimientos – Felipe Azevedo e Gastón Rodriguez” em Porto Alegre – no Teatro São Pedro – e em Montevideo, no Teatro Solís – Sala Zavala Muniz.
OS PRÊMIOS
No mês de dezembro, ainda 2012, o Clip recebeu o Premio Cl’hips em L’Hospitalet de Llobregat – Barcelona (ES), logo após o ‘Tamburilando Canções’ ter circulado em 2011 pela Noruega, com show e masterclass, no Johan Halvorsen musikkfest e na Griegakademiet, em Dammien e Bergen.
No ano seguinte, 2013, veio a Menção Especial Prêmio Açorianos de Música – Projeto Tamburilando Canções de Felipe Azevedo – sexto Prêmio Açorianos de Azevedo.
Por sua vez, em Paris, 2015, na ‘Maison du Brésil’, Felipe apresentou a aula-show com o título ‘Tamburilando Chansons: une proposition d’arregement musical et de création de chansons populaires’ para uma plateia repleta de músicos e estudiosos de várias partes do mundo.
Após novas circulações musicais em diversificados formatos (Tamburilando Canções Solo, Duo e Trio) e em projetos como o ‘Noite dos Museus’, ‘Núcleo da Canção – UFRGS e UFPEL’, ‘RS Guitar Festival’, ’Califórnia da Canção Nativa’ em Uruguaiana – sendo jurado e show, cidade natal de Felipe – outros novos convites chegaram, entre 2017 e 2018.
Foto: Claudio Etges
PATRONO FEIRA INTERNACIONAL DO LIVRO
No ano de 2019, Felipe Azevedo foi convidado a ser o Patrono da 43ª. Feira Internacional do Livro em Uruguaiana, além de fazer show e lançar seu multimídia ‘Tamburilando Canções’.
Após este breve apanhado histórico chegamos agora no momento principal!
FESTIPOA 2022
Por fim, no mês de novembro comemoramos, dentro da programação da FESTIPOA 2022 (no Posfácio do evento), os ‘10 ANOS de TAMBURILANDO CANÇÕES’ – com Bate-papo (Felipe Azevedo e os convidados Antonio Cattani, Fernando Ramos e Leandro Maia) e Pocket-show Solo de Felipe Azevedo na Cirkula – Livraria e Café.
Vamo Vibráá!!
Foto: Guilherme Sotera