A cantora paulista Monica Salmaso, ao comentar sobre o modo como concebe o canto e consequentemente o seu canto na canção, estabelece no seu artigo ‘O Canto dentro da Música’ um parâmetro curioso de sua postura como intérprete: a do “músico que se mistura com o seu instrumento”.


De fato, Salmaso é uma das poucas cantoras brasileiras que consegue com uma habilidade entre o espontâneo e o preciosístico, porém, fruto de inúmeras experiências e reflexões, cantar com o instrumento e não sobre o instrumento descortinando assim os sentidos mais sutis de uma canção. Sua voz não canta apenas: revela desvelando.


Reconheço nesta cantora uma referência vocoperformática no sentido de que sua compreensão do cantar envolve sempre uma condição simbiótica, integrada, partilhada com o(s) instrumento(s) e mesmo assim, singular.


Todas as suas interpretações trazem esta ‘marca’, se é que se pode chamar de ‘marca’, pois se manifesta de modo tão despojado e generoso, que ‘soa’ como a sonoridade do seu corpo-alma. Ao fazer do som do ‘outro’ uma extensão sua, seu som revela-se ao ‘outro’, extensão idêntica, quase que num passe de mágica.


Talvez resida aí a lição deste malabarismo sutilíssimo: cantar percebendo-se no quase possível outro (eu no outro – o instrumento violão) e reencontrando-se revelado (no quase possível outro- o instrumento violão) em novo eu, numa alquímica mistura integrada, mesmo que solo: violão com a própria voz.


Para isto acontecer naturalmente são necessárias horas e horas de ‘timbragem’ entre ambos – violão com a voz; voz com o violão. Apropriar-se do outro sem sufocar o som (do outro e seu), apenas ocupando, partilhando espaços possíveis e descobrindo neste encanto os próprios ‘enquantos’ de cada voz: a do outro (o violão) e a sua (o próprio canto).

*Em homenagem ao Dia Mundial da Voz e especialmente às duas pessoas com as quais aprendi tudo que sei sobre a arte do Cantar: Lucia Passos e Ligia Motta 

** (Extraído do livro-cd “Tamburilando Canções – Violão com Voz” – 2012, de Felipe Azevedo Compositor – páginas 27-28).

Ouça abaixo a modinha “Tema para um compasso de espera” de Felipe Azevedo interpretada por Monica Salmaso e com Felipe no Violão de 6.