AS LIVES e a LIVE du BALAIO!

Dois meses em que fomos atropelados literalmente por uma pandemia!

Recolhimento, quarentena, isolamento, muito noticiário, protocolos de orientações médicas, cuidados básicos, máscaras, mais recolhimento, cursos on-line, prática musical, docência, álcool gel, água e sabão, o silêncio do em torno, o ar mais puro, muita meditação vipassana, o país de ponta-cabeça, educação à distância, tele-conferências, replanejamentos e…LIVES!

Nunca havia feito!

De repente as mortes de Moraes Moreira e Aldir Blanc (sem citar outras tantas), a data de comemoração de nascimento de Dorival Caymmi, um vídeo-homenagem inusitado da canção ‘Corsário’ (João Bosco/Aldir Blanc) que gravei no celular a pedido de colegas educadores e que foi veiculado na TVE – RS em homenagem ao grande mestre na ourivesaria dos versos…e a primeira LIVE!

Tudo ao mesmo tempo, 1,2,3…valendo, foi!

Daí, sem querer, sem planejar, a retomada do projeto que desde o segundo semestre de 1999 venho desenvolvendo: o Balaio de Cordas‘, também ‘Uma Noite Balaio de Cordas‘, também ‘Uma Noite Balaio de Cordas – Itinerante‘ e agora, LIVE du BALAIO!

LIVE – A PRIMEIRA

Um apanhado de uma série de referências, minhas estimadas referências, grandes mestres que têm me auxiliado a pensar este maravilhoso legado chamado ‘Cancioneiro Popular Brasileiro’, e tendo o VIOLÃO como vértice desta ‘Linha de Tempo’ –  time-line, ou pulsação reiterada nos meus cordofones prediletos: Violão de 6 e 7 cordas e com a Voz!

De Eduardo das Neves (Oi Cangorô -1904), passando por Dorival Caymmi (Canções Praieiras – 1954), João  Bosco/Aldir Blanc (Corsário – 1989), Guinga ( Senhorinha, Saci – 1993) e chegando ao que venho desenvolvendo desde 2000 em meu processo autoral, o formato ‘Violão com Voz’, sistematizado no quarto trabalho autoral, o multimídia (livro,cd e hotsite) ‘Tamburilando Canções – Violão com Voz

Em termos ilustrativos, algo mais ou menos assim:

LIVE du BALAIO – I

O primeiro convidado, o cantautor uruguaio GASTÓN RODRIGUEZ!

A história tem sido mais ou menos assim…(parte I) – release divulgativo

Em 2011 estive pela primeira vez em Montevideo em Show Intimista na Sala Zitarrosa e com dois artistas locais como convidados: Gastón Rodriguez (Cantautor) e Damián Gulart (jovem revelação da cena do Candombe).

No verão de 2012, retornei a Montevideo para rodar o meu primeiro vídeo-clip e com Produção e Direção de Gastón (sim, o cara também trabalha com o audiovisual) e Diego Sapienza ( que atualmente reside e estuda Fotografia e Cinema em Berlin)

Empolgado com o resultado, Gastón inscreveu o Clip no Festival Cl’hips em L’Hospitalet de Llobregat (Barcelona), o qual foi premiado!

Detalhe: este Clip pode ser assistido aqui

Ainda em 2012, fizemos uma pequena turnê intercultural entre as duas cidades – Porto Alegre e Montevideo – com shows no Teatro São Pedro (Porto Alegre) e no Teatro Solís – Sala Zavala Muniz (Montevideo).

Nos reencontramos posteriormente ainda em Porto Alegre via FUNDAÇÃO ECARTA e CAFÉ FON FON e em Montevideo, via CENTRO CULTURAL da ESPANHA, em novos Shows Intimistas.

Gastón e Eu somos Cantautores (compositores que cantam suas canções) e ambos temos vários CDs autorais lançados; e ele também foi o meu primeiro CONVIDADO na LIVE du BALAIO do SÁBADO – 16/05, 19H!

LIVE du BALAIO – II

O segundo convidado, o compositor e acordeonista suíço, OLIVIER FOREL!

A história tem sido mais ou menos assim… (parte II) – release divulgativo

Em 2001, numa festa de interpretes, encerramento do I Fórum Social Mundial em Porto Alegre e durante uma Jam Session , conheci o compositor e acordeonista suíço Olivier Forel. Deste encontro surgiu forte amizade musical e um convite de Olivier: gravarmos um CD em Duo com Produção e Direção Musical minhas!

Em 2002, gravamos o álbum IDENTIDADES em uma semana no estúdio ‘Abrigo do Som’ e na edição do FSM daquele ano, lançamos o CD!

Em 2003, viajamos minha esposa e eu para a Suíça e durante 02 meses (junho/julho) fizemos a turnê ‘Identidades’ por Festivais de Jazz, Caves, Cafés, Centros Culturais, Teatros, Museus…somando um total de 22 concertos, apenas na Suíça.

Em 2004, retomamos a turnê no Brasil com nova série de Concertos Intimistas em espaços como o Santander Cultural, Projeto Sempre às Terças – Universidade do Vale dos Sinos, Sarau no Solar, dentre outros…e no total atingimos em torno de quase 80 concertos!

Vida segue: ambos continuamos viajando, tocando, gravando, lançando CDs, fazendo trilhas e circulando por outros países, pessoas, lugares e culturas!

Nossa Música e nossa amizade continua VIBRANDO, e estivemos juntos numa LIVE no SÁBADO, 23 de MAIO, 19H!!

LIVE du BALAIO – III

O terceiro convidado, o violonista e arranjador argentino-brasileiro , CONRADO PAULINO!

AINDA LIVES…

Junho, a continuidade das trocas de vivências e experiências culturais e musicais:  AMANDA CARPENEDO (Portugal), MARCOS ARAUJO (Brasil), DIEGO SALVETTI (Itália – Brasil) e GABRIELE LEITE (Brasil).

Vamos manter contato?